Sistemas de Aeração
![](https://novo.ps2.ind.br/wp-content/uploads/2023/04/PS2AERACAO-1.png)
BREVE CONCEITO
A aeração é uma etapa do tratamento da água, cujo objetivo é torná-la adequada para o consumo humano ou para uso em processos industriais, também, pode ser utilizada no tratamento de efluentes, seja para reuso ou para o correto descarte. Sua principal função é fornecer oxigênio de forma homogênea e contínua à biomassa em processos de nitrificação e remoção biológicos de nutrientes, processos de oxidação de carga orgânica, equalização, mistura, flotação e digestão aeróbia.
TIPOS DE SISTEMA
SISTEMA FIXO NO FUNDO DO TANQUE: Os Sistemas de aeração fixos podem ser instalados em todos os tipos de tanques e lagoas. O sistema fixo pode ter uma quantidade maior de difusores por tanque e consequentemente uma vazão de ar menor por difusor, aumentando, desta forma, a eficiência do sitema e a vida útil das membranas.
SISTEMA DE AERAÇÃO REMOVÍVEL: Os sistemas de aeração removíveis apresentam grande flexibilidade operacional em conjunto com a alta eficiência do sistema e baixo consumo energético. Além da funcionalidade e possibilidade de implantação, ampliação e manutenção sem parda total e esvaziamento. Este modelo de sistema fica apoiado no fundo do tanque/lagoa e é composto por grades de aço inox que são alimentadas por mangueiras de borracha, dependendo do modelo escolhido. É ideal para tanques/lagoas que necessitam de altas vazões de ar e não possuem muita área de fundo, isso por que podem conter grandes quantidades de difusores por grade.
SISTEMA DE AERAÇÃO FLUTUANTE: Os sistemas de aeração por ar difuso flutuantes apresentam grande versatilidade de implantação e operação, além de alta eficiência em transferência de oxigênio. Não necessita de parada total ou esvaziamento da lagoa/tanque para execução dos serviços, neste modelo de sistema. Este sistema é o que existe de mais funcional em termos de operação e manutenção, pois, permite que a operação seja ajustada de acordo com as necessidades da ETE.
VANTAGENS
- Redução de odores no sistema de tratamento de água;
- Boas taxas de remoção de matéria orgânica;
- Capaz de eliminar o excesso de ferro e magânes na água, componentes bastante comuns e indesejados;
- Se corretamente dimensionado, tem consumo energético relativamente baixo;
- A água tratada pode ser reaproveitada em processos para fins não potáveis, como por exemplo: resfriamento de máquinas, equipamentos, lavagem, dentre outros.
![Sistema de Aeração](https://novo.ps2.ind.br/wp-content/uploads/2023/03/DSC0073-1-1024x667.jpg)
![Sistema de Aeração](https://novo.ps2.ind.br/wp-content/uploads/2023/03/DSC0145-1024x683.jpg)
![Sistema de Aeração](https://novo.ps2.ind.br/wp-content/uploads/2023/03/DSC0116-1024x683.jpg)
![Sistema de Aeração](https://novo.ps2.ind.br/wp-content/uploads/2023/03/DSC0080-1024x614.jpg)