Os microorganismos, também chamados de micróbios, são seres invisíveis a olho nu, que estão em todas as partes do planeta, nos mais diversos e ás vezes inóspitos ambientes. Todos os dias entramos em contato com incontáveis seres microscópicos, mas é importante saber que água potável é a água que é tratada para a redução quase absoluta desses microorganismos, que podem ser causadores de várias doenças.
Os vírus são os menores desses “seres”. Entre aspas pois há uma grande discussão no meio científico sobre a inclusão dos vírus no que podemos chamar de seres vivos. Eles são basicamente compostos por um material genético do tipo RNA (fita única) ou DNA (fita dupla) e uma camada proteica externa, que protege esse material. Os vírus são os menores dos micróbios, medindo 18 a 570 ηm.
As bactérias são seres mais complexos, possuem estrutura mais robusta e podem ou não causar doenças nos seres humanos. Como os Lactobacilos, que integram a flora intestinal e ajudam na digestão. Maiores do que os vírus, as bactérias medem entre 1 µm e 5 µm.
Os protozoários costituem outra classe desses micróbios, juntamente às algas unicelulares. Alguns protozoários presentes na água podem causar doenças, como é o caso da Entamoeba histolytica, protozoário que causa a amebíase.
Alguns fungos podem estar presentes na água não tratada, mas raras são as ocasiões que causam doenças, sendo mais comum em indivíduos imunodeficientes.
Existem alguns outros seres que podem causar doenças, que este blog abordará eventualmente, falando especificamente sobre a doença. Nos acompanhe para mais informações.
A PS2 fornece serviços e produtos para o manejo e tratamento de efluentes.